quarta-feira, 18 de junho de 2008

Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay

Há uns 10 anos eu era bem religioso. Ia à missa todo domingo e ao grupo de jovens terça e sábado. Quem me conhece há menos tempo que isso pode até se espantar com essa informação, pois atualmente eu não posso dizer nada a respeito de religião. É aquela coisa: o tempo vai pensando e você lê um livro aqui, escuta uma conversa ali, vê um vídeo acolá, e tudo vai caminhando mesmo pra uma grande farsa. Não queria mesmo pensar assim, mas essa mania de ver pra crer não me dá muitas possibilidades de ser um cara religioso.
Mas acho que sinto inveja de quem crê em algo "superior", como dizem... eu tava lendo na superinteressante um dia desses um texto sobre como seria o mundo sem religião. A perspectiva era de caos, já que pra maioria das pessoas a vida teria menos sentido ainda. Não haveria aquela esperança de vida após a morte - uma constante na maioria das religiões -, enfim, o cenário realmente não seria dos melhores.
Ainda assim, com todo o ceticismo que me acompanha, há momentos em que invariavelmente eu me vejo "apelando" pra esse tal "superior". Seja em uma situação de desespero real, seja em um pênalti aos 46 do 2o tempo contra o meu time. Na verdade, deve ser mesmo difícil encontrar um ateu dentro de um avião em chamas.
Abraços!

3 comentários:

Dind disse...

simplesmente adorei!
acho que pensar a respeito já é aquele primeiro passo do qual falávamos!

bjsss

Anônimo disse...

afff! tu num vai escrever de novo nunca mais?!!

bjoo

L
(precisava nem assinar, ne, depois desse "afff"?!!! ehheheh

Unknown disse...

Segundo Sponville se vc realmente estiver desesperado(sem esperança em algo superior ou em outra vida melhor) vc começará a tentar ser mais plenamente feliz na sua real vida!! Felicidade vem através da sabedoria e do agir e não através de um esperar(esperança).
Não sei se a sociedade seria menos caótica sem as religiões. Penso que seria bem menos. Guerras, brigas familiares, crimes e outros infernos foram feitos com as melhores das desculpas paradisíacas. Entendo que algo de muito bom acontece também através das religiões em geral....todas...e não somente o nosso cristianismo. Não sou maniqueísta e acho a discussão altamente complexa e interessante...é uma discussão altamente cultural e humana. Enfim, entendo que geralmente os ateus(e céticos) são bem mais humanistas e éticos do que a maioria dos religiosos(não querendo generalizar mas já generalizando). E cito Carl Sagan no leito de morte quando perguntado: (mais ou menos assim)"e agora você acredita?"
"não me interessa acreditar e sim saber"
Abraço forte e até o bar!!hehe
Victor